PEDERNEIRAS INICIA PLANTIO DE 7.500 MUDAS DE ÁRVORES EM LOTEAMENTOS HABITACIONAIS
Uma sugestão: Que fosse(m) convidados: Fundo Social; os Idosos, Crianças a participarem desse evento tão importante para recomposição da flora e preservação do meio ambiente.
fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Pederneiras-SP - Prefeito Daniel Pereira de Camargo.
...............................................
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE PEDERNEIRAS INICIA PLANTIO DE 7.500 MUDAS DE ÁRVORES EM LOTEAMENTOS HABITACIONAIS
A Prefeitura Municipal de Pederneiras, através Secretaria do Meio Ambiente, iniciou na última semana de outubro a arborização urbana no Conjunto Habitacional Isabel Maldonado Dário (Pederneiras III), e dará continuidade com a arborização urbana no Conjunto Habitacional prefeito Giácomo Metódio Bertolini (Pederneiras I).
Além da arborização urbana das ruas, o plantio vai atingir as Áreas de Lazer e a Recomposição das Áreas de Preservação Permanente do Córrego dos Varais, que receberá 3.084 mudas de espécies nativas como Pioneiras e Clímax. Os dois conjuntos habitacionais receberão o plantio de um total de 5.629 mudas, aprovado em 2013, através do Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental – TCRA, firmado pela Agencia Ambiental de Bauru. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente fará o plantio, as manutenções e os tratos culturais.
Loteamento Euclydes Pinheiro
Também foi realizado o plantio de mudas no loteamento habitacional particular Euclydes Pinheiro. Cada um dos 134 imóveis do loteamento recebeu, dentro da proposta de arborização urbana, uma muda de árvore. Além disso, o município plantou outras 1.739 mudas de espécies nativas da região na Área de Preservação Permanente (APP) às margens do Córrego do Monjolo, de acordo com a TCRA, firmado em 2011, antes do início das obras do loteamento.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente também acompanha outros loteamentos particulares que são aprovados somente após o plantio das árvores para arborização urbana e a recuperação de Áreas Verdes e ou de Preservação Permanente, como é o caso do loteamento Euclydes Pinheiro, cujo plantio vem sendo acompanhado pelas Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente desde 2011. De acordo com TCRA, as manutenções devem ser feitas por três anos consecutivos, conforme determinação das Agências Ambientais de Bauru – Cetesb e Graprohab.
“No caso do loteamento particular Euclydes Pinheiro, nos tivemos uma preocupação ainda maior, por ser uma área de declive. Nós acompanhamos de perto e vimos a necessidade de ser plantada espécies arbóreas nativas da região para recuperação da APP e ainda o plantio de grama para que não ocorressem erosões e lixiviamento do solo, o que poderia carregar sedimentos para o leito do Córrego do Monjolo”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Lázara Gazzetta.
Vale destacar que todos os loteamentos no município, antes de serem construídos, devem ser aprovados pelas Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, após parecer do Graprohab e da Agência Ambiental de Bauru - CETESB. Após a conclusão, a parte ambiental é acompanhada pelos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da CETESB por até três anos consecutivos.
Saiba mais...
Arborizar uma cidade não significa apenas plantar árvores em ruas, jardins e praças, criar áreas verdes de recreação pública ou proteger áreas verdes particulares. A arborização deve atingir também objetivos de ornamentação, melhoria microclimática e diminuição da poluição, entre outros. As árvores e outros vegetais interceptam, refletem, absorvem e transmitem radiação solar, melhorando a temperatura do ar no ambiente urbano.
Redução da Poluição Urbana
As árvores no ambiente urbano têm considerável potencial de remoção de partículas e gases poluentes da atmosfera. No entanto, a capacidade de retenção ou tolerância a poluentes varia entre espécies e mesmo entre indivíduos da mesma espécie.
Redução dos Ruídos
O nível de ruído excessivo nas cidades, provocada pelo tráfego e por diversas outras fontes, afeta psicológica e fisicamente o ser humano. A presença das árvores reduz os níveis da poluição sonora ao impedir que os ruídos e barulhos fiquem refletindo continuamente nas paredes das casas e edifícios.
Valor de uma Árvore
Pode-se atribuir às árvores um valor sentimental, cultural ou histórico. Alguns deles são valores subjetivos, difíceis, portanto, de quantificar. A maioria das pessoas considera o fator estético como o principal na arborização urbana, em virtude da aparência das árvores serem direta e imediatamente perceptível, ao contrário dos demais benefícios.
Outras qualidades que podem ser atribuídas às árvores urbanas são seu poder de interferir em micro climas e de reduzir a poluição, os ruídos e a temperatura. A estes atributos, associam-se as contribuições sociais, que podem ser definidas como a saúde física e mental do homem, as opções de recreação propiciadas pela arborização e o aumento do valor das propriedades em função da existência de árvores ou áreas verdes.
Vitor Pelegrineli
Assessor de Imprensa
Assessoria Especial de Imagem e Comunicação Pública
Assessor de Imprensa
Assessoria Especial de Imagem e Comunicação Pública
Gabinete do Prefeito
Prefeitura Municipal de Pederneiras
Rua Siqueira Campos, S- 64, Pederneiras/SP , CEP: 17280-000
Prefeitura Municipal de Pederneiras
Rua Siqueira Campos, S- 64, Pederneiras/SP , CEP: 17280-000
(14) 3283-9570 Ramal: 9620
(14) 99185-6460
comunicacao@pederneiras.sp.gov.br / vpelegrineli@pederneiras.sp.gov.br
www.pederneiras.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário